A ameaça da Inteligência Artificial: mitos e verdades

Eis aí uma pergunta que muitos fazem, mas que volta e meia vem a tona uma resposta ou uma reportagem com uma previsão devastadora do futuro por conta da ameaça da Inteligência artificial aos empregos e ao próprio futuro da humanidade.

Especialistas falam em vídeos polêmicos divulgados na TV que se você tiver uma dessas profissões o seu emprego está ameaçado:

  • motorista de carro
  • recepcionista de hotel
  • analista de crédito
  • agente de crédito
  • corretor de imóvel
  • etc

Lógico que em muitos empregos haverá a substituição quase que total do homem pela máquina, isso não se pode negar, mas o fato é que sempre haverá espaço para humanos.

E o primeiro ponto que gostaria de ressaltar é esse. Vamos pegar um exemplo, com o recepcionista de hotel. Você já pensou qual é o melhor: ser atendido por uma máquina ou um humano? E se um todas as profissões houvesse máquina no lugar de humanos, não seria nada bom para ninguém, porque a INTERAÇÃO HUMANA é algo primordial para nossas vidas, sem elas não existimos. Então em qualquer profissão sempre existirá a figura do homem, porque a “imperfeição criativa” é necessária eu tudo. Mesmo que o recepcionista não esteja fisicamente no local, sempre haverá alguem supervisionando o hotel, sempre haverá pessoas para cuidar da limpeza, pessoas para cuidar do restaurante do hotel, etc. E se for mais além: agora tem robô para cuidar da limpeza? Não tem problema, tem que ter humanos para fazer manutenção do robô, programar o mesmo, etc.

Então essa é uma VERDADE que vai ocorrer em breve, mas que não vai dizimar os empregos como muitos dizem. Apenas haverá uma transformação dos empregos, algo muito normal e que o ser humano já está acostumado. Além disso sempre haverá espaço para o emprego clássico, com ser humano. Tomando o exemplo já citado, se os recepcionistas de hotel forem excluídos, sempre haverá hotéis que optarão por atendimentos qualificados por ser humano. Até porque o ser humano possui criatividade, emoção, poder de convencimento, interação, algo que não existe na máquina. É como o jogo de xadrez. Todos nós sabemos que uma máquina joga melhor que o melhor enxadrista do mundo, mas sempre haverá espaço para torneios de xadrez, porque, apesar de tudo, a criatividade e a emoção só existem quando se joga entre seres humanos. Faça o teste você mesmo.

O outro ponto polêmico que se fala, até por físicos famosos do mundo inteiro, é que a inteligência artificial ameaça a própria humanidade. Alegam os defensores da tese que os robôs vão dominar a Terra, controlar os humanos e outras barbaridades. Isso é RIDÍCULO. Se voltássemos há 50 anos atrás, antes mesmo de exisitir os computadores modernos, haveria pessoas dizendo a mesma coisa, que os computadores ameaçam a sociedade. O que eu quero dizer é que a tecnologia não ameaça por si só a humanidade, mas sim os próprios humanos é que são ameaça à humanidade. E nesse ponto sou enfático: se fosse uma ameaça, nós não existiríamos hoje. É um MITO. Mas algo que devemos ter em mente é que a inteligência artificial pode aumentar a desigualdade.

Na medida em que os ricos detém a inteligência artificial no topo da pirâmide, a tendência é que esses mesmos “seres dominantes” usem essa tecnologia para explorar e os que estão abaixo da pirâmide, em prol do LUCRO. As pessoas que estão na base (trabalhadores, autônomos, etc), poderiam ser afetados por essa manipulação tecnológica de diversas formas. Mas apesar de toda teoria ser uma ameaça, essa previsão catastrófica não depende da tecnologia, mas sim de atitudes das pessoas que estão no topo.

E foi pensando nisso que Bill Gates lançou uma ideia de que os serviços que utilizarem inteligência artificial seriam taxados igualmente aos serviços que fossem utilizados seres humanos. Acho isso, mais uma vez, RIDÍCULO! Além de ser contra toda noção de lógica de custos, há um componente de cinismo. Se ele, Bill Gates, que está no topo da pirâmide, fala isso, então por que ele não começa dando exemplo? Por que ele não faz doação de todos os seus serviços  de inteligência artificial aos pobres, aqueles da pirâmide que falei anteriormente?

Então pessoal, não há com o que se preocupar. A inteligência artificial é uma aliada, e não uma ameaça. O que são ameaças são as atitudes desproporcionais e egoístas dos seres humanos em busca de dinheiro, poder e também, por que não falar, de sexo.

 

Eduardo Carrazzone Cavalcanti

Editorial

 

Gostou da matéria? Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesse o nosso grupo no Telegram

Conheça também o nosso Instagram