É seguro manter o dinheiro depositado em uma conta digital?

Muitas pessoas questionam se é mesmo seguro manter o dinheiro em um banco virtual, ou banco digital, pois, por não possuir agências, pode parecer uma opção insegura. Nesse artigo vamos desmistificar esse questionamento.

Um banco digital e uma instituição financeira registrada no Banco Central do Brasil. Há dois tipos de bancos digitais: aqueles que operam como uma conta de pagamento, como o Nubank, e o que opera como um banco comum e que oferece mais serviços, como o banco Next. Independente do tipo de banco digital todos os dois podem contar com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito.

O FGC é uma instituição que garante que no caso de falência de uma instituição financeira o cliente não vai ficar no prejuízo. O fundo garante o ressarcimento ao cliente do valor de até 250 mil Reais por CPF ou CNPJ de cliente que aplicou dinheiro no banco falido, seja ele digital ou não. Para que o valor seja ressarcido é necessário que a operação esteja elencada um uma daquelas garantidas pelo FGC, como poupança, CDB, depósito a vista e RDB.

Para o FGC não há diferença entre banco digital e banco comum. O que importa é se o banco está registrado no Banco Central e esteja recolhendo o valor ao fundo, para manter as garantias dos seus clientes. Só assim o fundo poderá manter o seguro à instituição financeira.

Para fazer o resgate, caso o banco venha a falir, o cliente, a princípio, não precisa provar nada. No próprio edital informado pelo liquidante haverá o nome e valor a ser ressarcido ao cliente. E o valor será pago pelo FGC em até 15 dias após o recebimento desse edital.

Então agora que esclarecemos tudo sobre o FGC basta conferir no site do FGC se seu banco está segurado pelo fundo. Os principais bancos digitais existentes hoje como Nubank e Inter contam com presença garantida na lista.

Gostou da matéria? Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesse o nosso grupo no Telegram

Conheça também o nosso Instagram