INSS vai liberar prova de vida pelo celular em 2020

O INSS deve liberar ainda em 2020 a prova de vida dos aposentados através de smartphone. A mudança deve facilitar a vida dos beneficiários, que não vão precisar mais ir ao banco para fazer a prova de vida e o procedimento poderá ser feito em casa utilizando o celular.

REQUISITOS

Para fazer a prova de vida pela internet será necessário um smartphone Android ou IOS com a função de leitor biométrico. Para saber se o seu celular tem leitor biométrico basta verificar se atrás possui um local para colocar a digital. No caso do IOS é necessário verificar se o iphone tem a função tem desbloqueio por digital.

Será necessário também a instalação do aplicativo “Meu Inss”, disponível para Android e IOS.

PREVISÃO

A previsão é que até o final do primeiro semestre esteja liberado no aplicativo Meu Inss a função de prova de vida. A demora ocorre por que depende do repasse dos dados biométricos do TSE ao INSS. E quem não fez a atualização biométrica para as votações nas últimas eleições deve correr para o TRE mais próximo, pois para essas pessoas a prova de vida não vai funcionar.

Se você já tem o aplicativo instalado não precisa fazer nada, pois o próprio smartphone faz a atualização automática quando o INSS liberar a função. O link para baixar o aplicativo segue neste link para usuários Android, ou neste aqui, para IOS.

Gostou da matéria? Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesse o nosso grupo no Telegram

Conheça também o nosso Instagram