Como fazer justificativa eleitoral pelo aplicativo e-título

O aplicativo e-título lançou uma atualização onde será possível o eleitor justificar a ausência nas eleições sem precisar sair de casa. Não precisa votar em todas as eleições, eu mesmo nunca voto, sempre estou fora do meu domicíio. Agora com essa nova comodidade é que eu não vou votar mais mesmo. Para que votar se eu não tenho opinião? Então nesse artigo vamos ensiar como faz para fazer a justificativa sem sair de casa, logo depois das eleições.

Segundo a lei, o eleitor tem 60 dias após o pleito para justificar sua ausência, caso esteja no Brasil. Para justificar é necessário anexar um documento comprobatório, que pode ser contrato de trabalho, cartão de embarque, matrícula em instituição de ensino, dentre outros). E se o eleitor comparecer às urnas para justificar é desnecessário comprovante.

O app poderia comprovar por GPS que o eleitor não está no domicílio eleitora no dia da votação, mas infelizmente o aplicativo ainda não se mordenizou o suficiente a esse ponto. Mas essa justificativa pós eleição já é um grande avanço.

Para que seja possível isso acontecer o eleitor tem que já estar com o cadastro biométrico junto à justiça eleitoral. E também é necessário que a justificativa seja analisada pelos técnicos da justiça eleitoral.

Para isso siga os passos a seguir:

1º Baixe o aplicativo e-título que está disponível nas lojas de aplicativos do Android e IOS.

2º Insira as suas informações (nome, cpf, data nascimento, nome do pai e mãe) e o aplicativo ira puxar as informações do cadastro da justiça eleitoral

3º Após entrar no aplicaitivo, entre na aba “mais opções”

4º Entre na opção “justificativa de ausência”

5º Na próxima tela você vai escolher a eleição que quer justificar, preencher o motivo da ausência e o seu email.

6º Preenchido o motivo basta apertar o botão “próximo”, onde será anexado os documentos.

7º Agora é hora de anexar o comprovante de que você esteve ausente do domicílio eleitoral no dia da eleição.

Você pode utilizar: comprovante de matrícula, notas fiscais de postos de gasolina com seu CPF, ou qualquer outro documento que você ache pertinente e que comprove que você esteve ausente no dia da eleição.

No meu caso, a título de exemplo, anexei um cupom fiscal com meu CPF para comprovar que estive ausente na referida data.

8º Concluida a requisição o sistema vai gerar um protocolo e um comprovante de que você deu entrada na justificativa. A justificativa será analisada por um dos peritos da justiça eleitoral para que seja deferida ou indeferida.

Agora basta aguardar a análise e depois conferir no site https://justificativa.tse.jus.br o resultado da solicitação. Gostou da dica? Aproveita para se inscrever no nosso canal do Youtube.

Gostou da matéria? Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesse o nosso grupo no Telegram

Conheça também o nosso Instagram