O que é LI-FI? Para que serve?

Li-Fi é uma tecnologia de comunicação sem fio que usa luz visível para transmitir dados. Ele é semelhante ao Wi-Fi, mas usa luz em vez de ondas de rádio para transmitir dados. A luz é gerada por lâmpadas LED e é modulada para transmitir dados. Os dispositivos Li-Fi têm sensores que podem detectar a luz modulada e decodificar os dados.

Li-Fi é uma tecnologia muito rápida e eficiente. Enquanto que o WIFI de 2,4GHZ atinge velocidades de apenas 150 Mbps, o LIFI pode atingir velocidades de até 224 Gbps. O Li-Fi também é muito eficiente em termos de energia, pois usa apenas uma pequena quantidade de energia para transmitir dados.

Li-Fi tem vários benefícios em relação ao Wi-Fi. É mais rápido, mais eficiente em termos de energia e é menos suscetível a interferências. Li-Fi também pode ser usado em locais onde o Wi-Fi não pode ser usado, como em hospitais e escolas.

A tecnologia Li-Fi está em desenvolvimento há vários anos e vem sendo usada em aplicações piloto em todo o mundo. Em 2011, a Universidade de Edimburgo na Escócia desenvolveu o primeiro sistema Li-Fi comercialmente viável. Desde então, vários outros fornecedores desenvolveram seus próprios sistemas Li-Fi e a tecnologia começou a ser usada em uma variedade de aplicações, incluindo:

  • Hospitais: o Li-Fi está sendo usado em hospitais para fornecer conectividade de alta velocidade para dispositivos médicos, como monitores de pacientes e equipamentos de diagnóstico.
  • Escolas: o Li-Fi está sendo usado em escolas para fornecer conectividade de alta velocidade para alunos e professores.
  • Museus: o Li-Fi está sendo usado em museus para fornecer informações aos visitantes sobre as obras de arte.
  • Lojas: o Li-Fi está sendo usado em lojas para fornecer conectividade de alta velocidade para clientes e funcionários.
  • Fábricas: o Li-Fi está sendo usado em fábricas para automatizar processos e melhorar a eficiência.

Como se pode ver o LI-FI promente revolucionar o mercado de telecomunicações, oferecendo uma segurança e velocidade muito maior que o WIFI. Embora não seja utilizado da mesma forma que o WIFI, a tecnologia promete ser presente em todas as casas nos próximos anos.

Gostou da matéria? Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesse o nosso grupo no Telegram

Conheça também o nosso Instagram