5 dicas para não cair no golpe do boleto falso

Os boletos são uma fonte muito fácil de fraude e golpes hoje em dia. Embora já esteja fase de implantação no Brasil um sistema de boletos bancários seguro, onde todos os boletos serão registrados, o sistema ainda permite pagar um boleto sem registro e cair em um golpe.

Para se prevenir há maneiras bem simples de se evitar o golpe. Temos aqui 5 dicas que podem te salvar na hora que for pagar ou emitir um boleto.

1º Verifique o número do banco

Os três primeiros dígitos do código de barras tem que ser igual ao código do banco. Se for diferente é um golpe. Por exemplo, se o boleto foi emitido pela CAIXA o número da linha digitável tem que começar com os números 104, que é o código do banco CAIXA. Se for Bradesco é 237. Banco do Brasil é 001.

2º Verifique o código de barras

Os golpistas vão te forçar a digitar a linha digitável, pois geralmente os golpes não são tão bem feitos a ponto de fraudar o código de barra. Então o código de barra vai vir apagado ou não vai passar na leitora de código de barra.

3º  Só emita segunda via de boletos no site oficial do banco

Se for emitir uma segunda via tome cuidado com sites falsos. Só emita 2ª via de boleto no site oficial do banco. Isso vai evitar os golpes mais comuns de fraude com boletos.

4º  Instale o antivírus

Mesmo se for emitir uma segunda via de um boleto no site oficial é possível que um vírus altere a linha digitável do código de barra do arquivo gerado. Esse golpe é o mais difícil de detectar. Por isso é sempre importante manter o equipamento livre de vírus.

5º  Verifique se o boleto tem outros indícios de fraude

Outro golpe comum é a interceptação de boletos dos Correios com adulteração e emissão de um novo boleto com outro código de barras. Por isso é sempre importante checar se o boleto contém erros de digitação ou qualquer outro indício de que foi adulterado. Na dúvida desconfie e ligue para o seu banco.

DICA EXTRA: Verifique na hora do pagamento se o CNPJ e o nome é realmente da empresa que vai receber o dinheiro, pois com o novo sistema de pagamento de boletos é possível confirmar, na hora do pagamento, o nome da loja que vai receber o dinheiro. O próprio comprovante já sai com o CNPJ e nome.

OBS: boletos emitidos demoram cerca de 5 minutos para serem reconhecidos por todos os bancos. É o tempo necessário para a informação se espalhar pelo sistema financeiro brasileiro.

Gostou da matéria? Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesse o nosso grupo no Telegram

Conheça também o nosso Instagram