Como a mudança de uma lei acelerou o fim da TV paga brasileira

Como a mudança de uma lei acelerou o fim da TV paga brasileira em 2020? sabemos hoje que existem planos de stramign que vendem canais ao vivo pela internet e que realemtente ameaçam a TV paga no Brasil, mas como surgiram esses planos no Brasil? Será que as operadoras deixaram esses planos surgirem sem fazer nenhuma oposição?

Nesse artigo você vai descobrir que tem uma operadora de TV que é a vilã nessa história, e que talvez voce nao saiba qual é , e ela usou toda maldade e inveja para combater o progresso do streaming no Brasil. Quem será? e para ententer essa história vamos voltar um pouco.. ha alguns anos atrás..

HISTÓRIA DA TV PAGA

Desde 2019 a TV paga vinha amargando grande acentuação na queda de seus assinantes. As pessoas não estavam mais suportando pagar o preço de uma TV por assinatura, por isso simplesmente cancelavam. e nesse cenário a TV paga não estava aceitando mais nenhuma mudança no mercado ou na lei que prejudicasse seu império.. nem que fosse olha, só um pouquinho assim a mudança.

IMPÉRIO DA TV PAGA NO BRASIL

imperio esse que chegou a ter quase 20 milhoes de assinantes em 2014, quando as operadoras tinham total liberdade em acorrentar seus clientes com contratos de fidelidade e operadores de telemarketing que enrolavam sua clientela até a eternidade. Não que hoje não ocorra esse tipo de maldade, mas esse império começou a frear com o crescimento da NEtflix e outros streamings de vídeo que chegaram com planos de qualidade e sem fidelização.

GOLPE DE 2020

Esse golpe, que podemos dizer que foi o golpe final, foi a mudanças de uma lei antiga que protegia de forma categórica o setor de telecomunicação, e nao dava espaço para a criativdade dos outros participantes. Criatividade é simplesmente liberdade. Liberdade para vender o que quiser, onde quiser. Sem necessidade de estar atrelado a uma lei que obrigav, por exemplo, a colocar programação nacional em seus pacotes de TV. E que também proibia a comercialização canais ao vivo pela internet.

CASO FOX

E voltando um pouco no tempo, a virada da lei não començou em 2020, mas em 2019 quando a FOX+, com sua ousadia, decidiu criar seu próprio pacote de canais ao vivo pela internet. Mesmo sem ter amparo da Lei, a FOX conseguiu vender muitos pacotes da FOX+

CLARO ENTRA NA JUSTIÇA

E a Claro, maior operadora de TV na época, não gostou da ideia do concorrente e entrou na justiça solicitando o fim do pacote FOX+. Foi aí que começou uma batalha judicial lomga entre as duas empresas , que só veio terminar agora em 2020 com uma mudança brusca na lei.

DECISÃO DA ANATEL
Finalmente Em 2020 a Anatel decidiu que a oferta de conteúdo visual pela internet não está enquadrada na lei da TV por assinatura. Isso significou caminho livre para a comercialização de conteúdo ao vivo pela internet. Qualquer empresa poderá vender canais ao vivo pela internet sem estar atrelado à velha lei do SEAC.

GLOBO CORRE PARA VENDER

E Logo após a decisão a Globo, maior emissora do país, não perdeu tempo. Lançou seu plano Globoplay+ que possui diversos canais ao vivo da Globosat, pertencente ao grupo Globo. E o mais engraçado foi que, logo em seguida, a própria Claro, derrotada pela sua própria arrogância, lançou seu TV Box com canais ao vivo pela internet

SEGUNDO GOLPE NA CLARO
Mas o que a Claro nem sonhava é que, mesmo com a descontinuação da FOX+ no mercado, ela iria tomar um segundo golpe, ainda mais forte. E esse golpe é o lançamento da DirecTV Go, no final de 2020, com um plano completo de canais ao vivo pela internet. Esse plano representa simplesmente o mais duro golpe à TV por assinatura dos últimos 3 anos: são 70 canais ao vivo pelo menor preço do mercado e ainda com 2 telas.

FECHAMENTO 2020

Foi assim que fechamos o ano de 2020. A TV paga ferida com a mudança na lei e amargando a perda de 4 milhões de assinantes. E o streaming de todos os lados cada vez mais forte, com a lei a seu favor, e cada vez mais assinantes;

Por fim uma lei que foi mudada para beneficiar a todos nós, consumidores, que queremos qualidade, flexibilidade e principalemente, preço acessível. Enfim, 2021 chegou realmente com muitas novidades

Gostou da matéria? Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesse o nosso grupo no Telegram

Conheça também o nosso Instagram